sexta-feira, 11 de maio de 2012

Parceria da Prefeitura de Niterói e 12° BPM promete ronda escolar mais efetiva a partir da próxima semana


A partir da próxima semana, a ronda escolar será mais efetiva no município. Este foi o compromisso firmado entre a Prefeitura de Niterói e o 12° BPM durante encontro realizado nesta quinta-feira, dia 10 de maio, entre os secretários de Educação, Maria Inês Azevedo de Oliveira, e Segurança, coronel Ruy França, o comandante Wolney Dias e os gestores de 12 unidades escolares de 3° e 4° ciclos da Rede de Ensino. A próxima reunião, na qual serão avaliadas as ações de desdobramento, acontecerá em 14 de junho, também na Secretaria Municipal de Educação.

Inicialmente, a ronda escolar terá duas viaturas cedidas pelo 12°BPM com um total de oito guardas municipais que seguirão uma planilha predeterminada, de acordo com os locais de maior vulnerabilidade. Essa parceria vai possibilitar a humanização das relações dentro da escola, uma vez que as unidades receberão a visita dos guardas, possibilitando, assim, um contato mais estreito e um ambiente mais seguro.

De acordo com a secretária de Educação, este encontro e as consequentes ações são mais um passo para o enfrentamento da violência. “Acredito que essa experiência tem tudo para avançar, mas não podemos deixar de lado todas as atividades de cunho socioeducativo em desenvolvimento nas unidades escolares, como por exemplo, palestras sobre temas referentes à violência. Afinal, os alunos são disseminadores dessa questão, não somente na escola, mas também no ambiente familiar”, afirma Maria Inês.

O comandante Wolney Dias, alertou para o fato de a ação parecer de pouca expressão. “Será um grande esforço em conjunto para atender a demanda e tenho certeza que essa parceria dará certo. Acredito ainda que, com a medida do aumento de efetivo em Niterói, através do Programa Estadual de Segurança Pública (PROES), possamos estar mais presentes na cidade e, consequentemente, nos arredores das escolas”.

Antes de irem para as ruas na próxima semana, os guardas municipais serão orientados de acordo com as informações que serão passadas pela Secretaria de Educação. “Eles (os guardas municipais) serão a ponte entre a comunidade escolar e o Poder Público”, destacou o secretário de Segurança, coronel Ruy França.