quarta-feira, 29 de maio de 2013

Escolas Municipais de Niterói participam do Dia do Desafio

Alunos das Escolas Municipais Ayrton Senna e Noronha Santos participaram, hoje, (29/05), da 19ª edição do Dia do Desafio, que acontece na Concha Acústica. Com o tema “Você se mexe e o mundo mexe junto”, a ação visa incentivar a prática de atividades físicas em benefício da saúde. O evento é realizado anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias, e teve, neste ano, a participação de cinco turmas desde o ensino infantil ao fundamental.

“Participamos desta ação por entender que as crianças precisam de atividades físicas complementares”, afirma Marilyn Campos, professora do 5º ano na Escola Ayton Senna, localizada no Morro do Estado. “O Dia do Desafio é um incentivo na prática de atividades físicas para a saúde dos alunos”, concluiu a professora.

A iniciativa tem como objetivo sensibilizar crianças, jovens e adultos para inserirem a atividade física no dia a dia. Todas as cidades do continente são convidadas a participar. Nos municípios participantes a adesão e realização são de responsabilidade das prefeituras e as ações são desenvolvidas pelas secretarias municipais com apoio da comunidade.

Em Niterói, a programação gratuita tem início às 8h e vai até às 12h, na Concha Acústica e na sede do Sesc, na Rua Padre Anchieta, atrás do Plaza Shopping. Na parte da tarde, entre 15h às 21h, a ação acontece no Bay Market.

Segundo Roberto Carneiro de Souza, gestor Esportivo do Sesc Niterói, a população pode participar de campeonatos de futebol, ginástica, recreação infantil, brinquedos gigantes, brincadeiras populares, jogos cooperativos, taekwondo, oficina de skate e rugby.
“Além de outras novidades como: slackline, badminton, hóquei, frisbe (lançamento de disco), tênis de mesa, apresentações de mágicos, alongamento e aeróbica”, ressaltou.   


Origem
 
O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha.

Durante um rigoroso inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia era que, às 15h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.


Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa gerou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. A iniciativa teve sequência e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo.