sexta-feira, 24 de maio de 2013

Prefeitura de Niterói realiza “Trilhas da Leitura” amanhã no Engenho do Mato


O evento "Trilhas da Leitura", que tem por finalidade a realização de atividades que favoreçam a leitura e a prática de atividades pedagógica e artística em locais públicos, vai chegar à Região Oceânica de Niterói neste fim de semana e será realizado sábado (25.05), às 14h, na Praça Irênio de Mattos, no bairro Engenho do Mato.

Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Smect) e a Fundação Municipal de Educação (FME) “Trilhas da Leitura” é um projeto itinerante de fomento à leitura que acontecerá mensalmente e contemplará praças, parques e comunidades de todos os bairros da cidade, levando atividades que mobilizem e sensibilizem crianças e jovens para a prática da leitura.

A proposta pretende envolver várias iniciativas com a temática da leitura como: contação de histórias, lançamento de livros, encontro com autores, oficina de origami, desenho, além da exposição de parte do acervo de livros infanto-juvenis da Biblioteca Popular Municipal Cora Coralina.
 
Nesta segunda edição, o encontro será com o ator, escritor e apresentador do semanal Globo Ciência, exibido na TV Globo e no Canal Futura Alexandre Henderson, que lancará o seu livro “O Menino, a Goiabeira e a Porta Bandeira” e apresentará histórias do seu repertório.

O livro mostra duas crianças percorrendo um dia numa comunidade carioca, encontrando pelas vielas os moradores e trabalhadores das diversas atividades e nesse espaço social vão fazendo reflexões sobre o dia a dia.

 A obra aproveita esse momento de pacificação no Rio de Janeiro para mostrar que  os moradores que, outrora viviam entre balas, caveirões e corpos estendidos nos becos  poderão viver momentos de paz e esperança.

 “É uma homenagem que faço aos trabalhadores desse país que labutam diariamente pela sobrevivência e dignidade de suas famílias. E também um tributo à arte da dança e da poesia e a valorização da educação nesse país, que, para mim, é uma das soluções para se corrigir as distorções sociais. A educação transforma e coloca as pessoas na categoria de cidadãos”, disse Henderson no texto do seu blog.






Trilhas da Leitura levou famílias ao Campo de São Bento


 Um show da cantora, compositora e escritora niteroiense Bia Bedran marcou, no final de abril, no Cambo de São Bento, em Icaraí, Zona Sul de Niterói, a estreia do projeto Trilhas da Leitura, desenvolvido pela Prefeitura de Niterói, através da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Niterói.



Centenas de pais e crianças participaram das atividades no Campo de São Bento. Além da apresentação de Bia Bedran, os pequenos puderam participar de várias atividades com contadores de estórias, oficinas de desenho e origami. O acervo de livros infantis da Biblioteca Municipal Cora Coralina também foi disponibilizado para a criançada. Alunos de escolas municipais foram levados pelas diretoras das unidades e também foram beneficiados com as atividades educativas.